Alimentos que Ajudam a Manter os Sintomas da TPM sob Controle.


Olá menias, tudo bem?

Acordar se sentindo irritada, mal-humorada sem um motivo específico, irritável ao menor tom de brincadeira, cansada e um estado de espírito deprimido durante todo o dia, esses são alguns dos sintomas de TPM – Tensão Pré Menstrual e são comuns a muitas mulheres.

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Se acostumar mês a mês com essas sensações desconfortáveis não é uma boa solução, pois afetam a sua rotina normal, assim como as pessoas ao seu redor. A gravidade desses sintomas pode variar de mulher para mulher, mas a “cura aparente” permanece igual para todas, entregam-se a alimentos que confortam como barras de chocolate, xícaras e mais xícaras de café ou chás, pulam refeições devido a sensação de inchaço e certamente isso não ajuda, pelo contrário, agravam a vulnerabilidade do seu estado.

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É verdade que muitos alimentos podem aliviar esses sintomas, mas só quando você fizer as escolhas certas. Preparamos uma lista, com Alimentos que Você Deve e Não Deve comer para Manter os Sintomas da TPM sob Controle.

Alimentos que você deve comer.

– Magnésio – Adição de magnésio em sua dieta reduz drasticamente os sintomas da TPM. Os alimentos que são ricos em magnésio ajudam a regular a serotonina, que em termos simples é o balanceador de humor do cérebro. Alimentos ricos em magnésio: arroz integral, lentilhas, pão integral, sementes de girassol, espinafre, feijão e castanha de caju.

– A Vitamina B – É hora de você parar de se sentir cansada o tempo todo e afastar a desnecessária a depressão do seu sistema. Melhore o seu mau humor e sacie seus desejos por comida, aumentando a vitamina B na sua dieta. Alimentos ricos em vitamina B: fique feliz e alegre, mastigando um punhado de nozes. Você também pode comer bananas, peito de frango, batata doce, grãos integrais e feijões.

Fonte de magnésio

grãos e integrais

– Gordura Saudável – Em vez de eliminar a gordura da sua dieta completamente, com escolhas mais saudáveis. Tente fazer isso pelo menos duas semanas antes de seu ciclo menstrual, só então você vai sentir a mudança. Alimentos ricos em saudáveis ​​gorduras: As sementes de abóbora, nozes, atum e salmão.

– O potássio – Outro mineral que tem um efeito significativo sobre suas mudanças de humor da TPM é o potássio. Alimentos ricos em potássio: frutas frescas, saladas com laranjas e maçãs são uma boa opção para um lanche no início da noite.

– Aumente a Ingestão de Água – Normalmente, o corpo tende a perder uma grande quantidade de água na forma de suor e urina. Portanto, é importante beber mais do que a quantidade normal de água em um dia. Alternativamente, você pode optar por água de coco e limonada que são boas fontes de potássio. Os alimentos que têm alto teor de água: Melão, pepino e melancia.

– Leite – Um copo de leite é uma obrigação em sua dieta. Por ser uma boa fonte de cálcio e vitamina D, o leite é essencial para controlar a irritabilidade do seu humor durante a TPM. Alimentos ricos em cálcio: Leite, derivados de leite. Pessoas que sofrem de intolerância à lactose podem optar por outros alimentos que são ricos em cálcio como brócolis e feijão branco.

frutas secas fonte de patássio

leite_derivados

 Outros suplementos alimentares

Vitamina A: cenoura, melão, ovos, damasco e manga.

Vitamina E: Arroz integral com aspargos e óleo de gérmen de trigo, abacate, peixes e amêndoas.

O que você deve evitar durante a TPM?

– Pular Refeições – Sensação de inchaço é um dos sintomas mais comuns da TPM e pular refeições por isso, não é recomendado.  O inchaço ocorre por engolir porções de comida sem mastigar corretamente. Em vez disso, se alimentar na hora certa e manter um lanchinho leve durante as refeições principais são o ideal. Pular as refeições agravam outros sintomas da TPM, como dores de cabeça e fadiga pela queda no nível de açúcar no sangue. A barriga cheia também irá conter súbitos desejos de comida emocionais.

lanchinho nos intervalos das refeições

– O Açúcar Refinado, um grande Vilão – Excesso de açúcar refinado não é de forma nenhuma para a saúde e muito menos quando você está de TPM. Açúcar demais, tende a fazer você se sentir exausta e, além disso, ele é absorvido pelo organismo em pouco tempo e faz você sentir fome o tempo todo. Os alimentos enlatados também devem ser evitados.

– Chocolates – O contrário do que ouvimos falar, a cafeína tende a torná-la inquieta, em alguns casos o chocolate é indicado, como por exemplos mulheres que tendem a ficar mais deprimida do que agitada. Recomenda-se também eliminar chá, café e álcool de sua dieta durante este período.

– Fast Food – A alta porcentagem de sal em fast food, fará seu estômago inchar mais do que o habitual. Tente ficar longe de pizzas, hambúrgueres, batatas fritas para o seu próprio bem.

diga não aos fast food na tpm

Uma alimentação saudável e balanceada é ideal no dia a dia de qualquer mulher, lembramos que aqui estamos “batendo um papinho” sobre o assunto.

Os sintomas e o grau de intensidade variam muito de mulher para mulher. Converse com o seu médico para que ele possa avaliar o grau da sua TPM e dos sintomas e se há a necessidade de algum tipo de medicamento. Somente ele pode fazer essa avaliação. É importante você informar para ele com riqueza de detalhes como você se sente nesse período.

Você pode ver também aqui em nosso Blog, Alimentos que auxiliam no Combate à Flacidez e Alimentos que curam – Nutrição após uma Cirurgia.

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Categorias: Dicas Center Cintas

Autor:centercintas

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