Como a Fisioterapia pode Atuar nas Varizes


Vamos começar esclarecendo o que são varizes, que correspondem à veias dilatadas, cilíndricas ou anormais, caracterizando um problema na circulação venosa. Umas das principais bombas responsáveis pelo retorno venoso são as panturrilhas, que precisam vencer a ação da gravidade fazendo com que o sangue retorne ao coração, e quando, as válvulas destas veias não funcionam adequadamente, bombeando o sangue das pernas para o coração, começa a acumular sangue nas veias, fazendo com que ocorra a sua dilatação, ocasionando as varizes.

Pacientes que sofrem deste mal, podem recorrer a algumas técnicas da fisioterapia, como a drenagem linfática manual, que atua na circulação, promovendo a redução do edema, e diminuindo toxinas na região. Alguns exercícios de fortalecimento muscular ajudam bastante no retorno venoso, também é bem indicado exercícios dentro da água, porque elimina a carga do solo.

As Meias de Compressão podem ser usadas com critério, o médico deve avaliar o grau das varizes para indicar o uso. Estas podem diminuir a sensação de cansaço das pernas, porém, não cura.

Meia Compressiva Yoga 7-8

Como prevenção, se você trabalha muito tempo sentada, o ideal é utilizar aquelas plataformas para fazer o movimento de flexão/extensão das pernas, fazendo com que melhore o retorno venoso, levantar algumas vezes ao dia e andar um pouco no corredor, ajuda a evitá-las, e claro, algumas empresas contam com a ginástica laboral, que previnem mais outras doenças.
Antes de tudo, procure orientação médica!

Tags:, , ,

Categorias: Estética e Beleza, Saúde

Autor:Fisioterapeuta Dra.Grace Izsak

Formada em fisioterapia pelo Centro Universitário São Camilo, 2002. Especialista em pré e pós operatório nas cirurgias plásticas. Site: http://gracefisio.blogspot.com.br/

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

um comentário em “Como a Fisioterapia pode Atuar nas Varizes”

  1. 23 de dezembro de 2013 às 12:12 #

    boa opinião!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: