A História do Dia das Mães.


Olá Meninas, tudo bem?

Essa semana é muito especial, é semana de homenagearmos as Mamães.

É uma data especial, uma das datas mais importantes e também  uma das mais comemoradas.

Vocês nunca se perguntaram como surgiu e o porque de se separar um dia específico para as mamães? Claro que todas as mamães merecem ser homenageadas e lembradas todos os dias, mas qual a origem dessa data tão especial?

Preparamos uma matéria hoje, sobre A História do Dia das Mães.

A primeira comemoração do Dia das Mães, achamos lá na mitologia grega, onde  a chegada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.

Rhea mãe dos deuses.

Depois disso, o próximo registro de comemoração do Dia das Mães foi no século XVII, na Inglaterra, onde de dedicava o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas e nesses dia, chamado de  “Mothering Day”, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com suas mães.

Em 1872, nos Estados Unidos, uma escritora chamada  Júlia Ward Howe, sugeriu a criação de uma data para se comemorar o Dia das Mães.

Júlia Ward Howe

Mas foi outra mulher americana, chamada Ana Jarvis, filha de Pastores quem iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. em 1905, Ana perdeu sua mãe e entrou em uma depressão profunda, e suas amigas preocupadas com o sofrimento de Ana, tiveram a idéias de homenagear sua mãe e perpetuar sua memória com uma festa. Ana se alegrou e pediu para que fosse uma festa e uma homenagem para todas as mães, vivas ou mortas para que as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães em um dia especial e para que isso também servisse para  fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.

 Ana Jarvis

Ana lutou por essa data durante três anos e somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.

Em 1914, o presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Logo após, mais de 40 países adotaram a data.

Ana morreu em 1948, aos 84 anos. Recebeu cartões comemorativos vindos do mundo todos, por anos seguidos, mas ela  nunca chegou a ser mãe.

No Brasil, o primeiro Dia das Mães,  foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918, e em 1932, o presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio.

Curiosidade

Os Cravos, se tornaram Símbolo da Maternidade, pois durante o primeiro Culto das mães,  Ana enviou 500 cravos brancos, escolhidos por ela, para a Igreja de Grafton.

Cravos Brancos, símbolo da maternidade.

Igreja de Grafton

Em um telegrama para a congregação, ela declarou que todos deveriam receber a flor em memória do Dia e as Mães deveriam ganhar dois cravos.

Para Ana, a brancura do cravo simbolizava pureza, fidelidade, amor, caridade e beleza. Durante  anos, Ana enviou mais de 10 mil cravos para a igreja, com o mesmo propósito.

Os cravos passaram a ser comercializados após a sua morte.

Linda a História! Esperamos que tenham gostado.  E por ser uma data tão especial, queremos fazer algo especial, deixem algumas palavras sobre a Dádiva de Ser Mãe e estaremos selecionando algumas para publicarmos em nossa próxima matéria em homenagem à todas as Mamães.

Vamos lá meninas caprichem!

Um Beijo e Até Mais.

Tags:, , , , , ,

Categorias: Notícias

Autor:centercintas

Blog Center Cintas, aqui você encontra informações, notícias, dicas de saúde e cuidados estéticos e uso das Cintas Modeladoras Yoga. Matérias inéditas e detalhadas que você vai curtir e compartilhar com seus amigos.

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: