Saiba o que É Linfedema e Conheça Algumas Causas.


Olá Meninas, tudo bem?

Hoje vamos abordar sobre algo que talvez  poucas mulheres conheçam ou ouviram falar que é Linfedema.

O que é Linfedema?

O Linfedema ou Edema Linfático é apenas um sinal clínico dentre outros que pode ser encontrado em pacientes com Insuficiência Linfática, porém de diferentes causas.

A função do Sistema Linfático, é proporcionar um meio ambiente adequado para o desenvolvimento das atividades vitais de cada célula do nosso corpo, ajudando a eliminar toxinas e microorganismos além de auxiliar em nossa imunidade.

A linfa, que é a responsável por essa filtração acompanha o sentido das veias e quando acontece um aumento de volume desse fluído da filtração, devido alguma alteração entre a filtração e a drenagem linfática, a carga linfática ultrapassa a capacidade de transporte ocorre o Edema. Ou quando há perda da função normal dos linfáticos, que não conseguem exercer seu papel corretamente também causa o Edema e na maioria das vezes em uma extremidade, mas pode ocorrer na face, pescoço ou no abdômen. Vejam alguns exemplos nas figuras abaixo:

Linfedema nos braços e mãosLinfedema primário nas pernas

Linfodema crônico em homens

O Linfedema ou Edema Linfático, é apenas um sinal clínico dentre outros que podem ser encontrados em pacientes com Insuficiência Linfática de diferentes causas, vamos ver algumas delas abaixo.

Causas dos Linfedemas

Os linfedemas podem ser Primários – Ocorrem alterações congênitas do desenvolvimento de vasos linfáticos e linfonodos ou obstrução de causa desconhecida, podendo ser dividido em congênito que surge antes do segundo ano de vida, precoce que surge à partir dos 2 anos e antes dos 35 anos e o tardio que se manifesta após 35 anos de idade.

Secundários –  Inflamações, traumas, irradiações e cirurgias sobre gânglios linfáticos, sendo que o linfedema pós-mastectomia, ou seja é o linfedema que pode ocorrer no braço após a retirada da mama para tratamento de um câncer da mesma, é um dos linfedemas mais comuns.

Os Linfedemas acometem mulheres e homens, na maioria das vezes o inchaço  uma extremidade, mas pode ocorrer na face, pescoço ou no abdômen.

O tratamento é paliativo e tem como objetivo a redução do edema para recuperar a funcionalidade e é fundamental evitar infecções e traumas como por exemplo aplicação de injeções, no membro atingido e a compressão no local é indispensável, como esses modelos abaixo. Estaremos falando mais sobre os  Tratamentos de Linfedemas em uma próxima postagem, fiquem ligadas.

3039-bc-bolero-aberto-nas-costas-menos-cavado_2

Bracelete Yoga Masculino

Meia Compressiva Yogameia Soquete Compressiva Yoga

Dicas de Prevenção

• Aos poucos, adquirir o hábito de qualquer atividade ou exercício.

• Faça freqüentes períodos de descanso durante a atividade física para permitir a recuperação do membro.

• Prestar a atenção sempre nas extremidades durante e após a atividade para qualquer mudança no tamanho, forma, tecido, textura, dor e  firmeza.

• Manter o peso ideal.

Lembramos a importância de procurar fazer sempre uma consulta especializada. Somente um Médico poderá avaliar e indicar o tratamento adequado para você, pois quanto mais rápido começar o tratamento correto, melhor e mais rápido será também o resultado.

Cuidem-se Meninas, nossa saúde é um bem precioso, nós conhecemos o nosso corpo como ninguém.

Qualquer sinal de algo diferente seja aparente ou sintomas, procurem orientação médica sempre!

Beijos e Até Mais!

Tags:, , , , , , , , , ,

Categorias: Saúde

Autor:centercintas

Blog Center Cintas, aqui você encontra informações, notícias, dicas de saúde e cuidados estéticos e uso das Cintas Modeladoras Yoga. Matérias inéditas e detalhadas que você vai curtir e compartilhar com seus amigos.

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

12 Comentários em “Saiba o que É Linfedema e Conheça Algumas Causas.”

  1. 10 de janeiro de 2014 às 0:41 #

    meus ´pés incham tanto e isso acontece sempre no verão fis últrasonografia e passei no medico e eotmail.comle suspeita de edema de mimil bil bilateralmente linfaedema, ja fis quase todos os exames de rotina , eletrocardograma, sangue completo, ultrasonografias enfim estou preocupado , eu desconfio que o remédio que tomo esta afetando tudo isso e o nome do remédio clonazepam e eu tomo pscotrópico a mais de 15 anos pois tenhos problemas de depressão ew sindrome do pãnico não consigo viver sem o remédio ja estou dependente será que que está afetando .

  2. rita garibaldi
    13 de março de 2014 às 19:23 #

    oi boa noite, sofri um acidente de moto há 20 anos desde então tenho erisipelas ou flebites, a cada vez mais forte, eu não sabia que posso desenvolver uma embolia pulmonar, pois os médicos que tratei nunca me alertaram, fico com os pés e pernas inchadas que mesmo com remédios não resolvem o problema, agora que um médico pediu uma ultrasom vascular, minhas pernas incham e pés que chegam a latejar, queimar, pois meu serviço não ajuda muito, parte da minha coxa fica fria e eu não sinto, só cuidava da infeção por fora, nenhum dos médicos me falaram que isso podia se agravar me ajudem.

    • 12 de maio de 2014 às 10:11 #

      Olá Rita,

      Compreendemos o que esteja passando. Nosso canal tem o objetivo de levar a informação, tanto dos benefícios como das recuperações.

      Deixamos este espaço livre para que outras seguidoras do Blog e até profissionais possam te orientar. É importante lembrar que não temos como nos responsabilizar pelas informações que os usuários postam em nosso Blog, então, antes de realizar qualquer procedimento que forem surgindo, procure seu médico de confiança.

      Boa sorte!

  3. 1 de dezembro de 2014 às 12:39 #

    Ola eu tenho 16 anos e tenho o linfedema , fui diagnosticada em 2010 quando eu tinha 12 anos , atraves da linfosintilografia , um exane chatinho rs pois tive qe tomar 10 injeçoes nos pes , ja fiz varios exames tipo : tomografia , ultrasson codopler, ultrasson , ja fiz fisio , drenagem , hoje eu uso a meia kendal , quem tem esse problema sabe o qnt e ruiim ter qe usar essa mria pois ela aperta , e incomoda , eu vivo com a doença mas sabendo que corro o risco de amputaçao , esse eo primeiro post que vejo falando a VERDADE sobre o linfedema ,

    • 1 de dezembro de 2014 às 12:55 #

      Olá Ana,

      Agradecemos pela sua participação e lhe desejamos muita saúde e sorte no seu tratamento! Em nossa loja Center Cintas Mega Store você encontra meias de compressão da Yoga que foram desenvolvidas para utilização diária para ajudar na circulação do sangue, retendo as toxinas do corpo no tecido, efetuando assim uma leve drenagem linfática natural.

      Qualquer dúvida entre em contato conosco.

      Atenciosamente,
      Center Cintas Mega Store
      http://www.centercintas.com.br
      (11) 5587-4555

  4. Maria Elizabete Andrade
    8 de dezembro de 2014 às 18:29 #

    gostaria de saber quais são as meias mais adequadas,tenho os tornozelos inchados sempre o médico diagnosticou linfedema,mas não me instruiu muito

  5. danilo
    12 de janeiro de 2016 às 20:49 #

    Ola, tenho 21 anos agora minhas pernas inchan, as duas do juelho para baixo, uso meia e tals os medicos dizem que e de nasciencia pois nao nasci com isso era normal com ums 9 anos fui a pra a chwguei comeco inxa uma perna ai depois a outra isso ate hoje, e de vez e quando comeca da uma dor na virilha ai perna fica avermelhada queima ai tomo remedio sera linfedema isso mesmo

  6. Fabíola Cruz
    3 de fevereiro de 2017 às 8:53 #

    Bom dia !!!
    Tenho nos pés, gostaria de saber qual médico especialista procurar para um tratamento .

    • 4 de fevereiro de 2017 às 17:23 #

      Olá Fabíola,

      Acreditamos que você possa passar com um vascular para uma primeira avaliação e se for o caso, ele lhe encaminhará para um especialista.

      Enquanto isso, utilize nossas meias de compressão para ativar a circulação do sangue e reduzir os inchaços.

      Atenciosamente,
      Center Cintas
      http://www.centercintas.com.br
      (11) 5587-4555

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: