Laserterapia Para Quelóides e Cicatrizes Hipertróficas


Hoje abordaremos um pouco sobre a diferença entre  Quelóides e Cicatrizes Hipertróficas, e como o laser pode ajudar nestas complicações.

Em uma cicatrização normal, ocorre uma proliferação de fibroblastos( células que produzem as fibrinas, responsáveis pela cicatrização dos tecidos), formando um novo tecido para o reparo.

Em Quelóides e Cicatrizes Hipertróficas, ocorre uma HIPER proliferação destes fibroblastos, com excessiva formação de colágeno porém, há diferenças:

O Quelóide –  é uma lesão elevada, brilhante, pode ser dolorosa, e ultrapassa os limites da cicatriz original. Não regride espontaneamente e apresenta crescimento com o decorrer do tempo.

A Cicatriz Hipertrófica –  também apresenta uma elevação porém, ela se mantém na linha da cicatriz e geralmente regride.

cicatriz-hipertrofica-e-quelóide

A Laserterapia tem um papel muito importante, tanto no Pré-Operatório quanto no Pós-Operatório. È um tratamento diferenciado e de última geração.

No Pré-Operatório ela é indicada para ativar o sistema de defesa do corpo, melhora a oxigenação do tecido, melhora a drenagem venosa.

Já no Pós-Operatório, ela ajuda na redução do Edema, acelera o processo de cicatrização, ativa o Sistema Linfático, diminui a dor, reduz as equimoses, e previne seromas e fibroses, além de promover um melhor aspecto à cicatriz.

Utilizando o laser no tempo certo da cicatrização, conseguimos prevenir a cicatriz hipertrófica, através da biomodulação celular, ou seja, resumidamente falando, conseguimos inibir os fibroblastos, diminuindo assim a expessura da cicatriz, tornado-a mais fininha.

Laserterapia nas cicatrizes

Há muitos trabalhos científicos comprovando a Eficácia do Laser na Cicatrização.

Em breve, falaremos um pouco mais sobre o assunto.

Tags:, , ,

Categorias: Cinta Modeladora, Estética e Beleza

Autor:Fisioterapeuta Dra.Grace Izsak

Formada em fisioterapia pelo Centro Universitário São Camilo, 2002. Especialista em pré e pós operatório nas cirurgias plásticas. Site: http://gracefisio.blogspot.com.br/

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: