A Fisioterapia no Cuidado Pós-Parto.


Uma das grandes preocupações das mulheres, é saber se o corpo vai voltar como era antes da gravidez. Muitas alterações ocorrem durante a gestação, e quando não se tem o cuidado devido com o corpo, ou quando se tem predisposição à alguns fatores (Ex. estrias), pode gerar um desconforto muito grande, até mesmo levar à Depressão Pós-Parto.

A Fisioterapia tem tido um papel importante no acompanhamento Pós-Parto. É aconselhável que se faça uma avaliação geral, verificando as funções respiratórias, as mamas (simetria/dor), musculares (tensões) e estéticas (flacidez, estrias, celulite, edema).

As queixas mais comuns são as dores musculares e Edemas (inchaço). A Fisioterapia pode ajudar muito na recuperação de todas essas alterações, através de massagens relaxantes, liberação miofascial, drenagem linfática, laser para acelerar e clarear as cicatrizes(cesárea), tratamentos para Celulites, RPG ( Reeducação postural global), orientações posturais, principalmente durante a Amamentação, exercícios de fortalecimento para o abdômen, dentre outros inúmeros tratamentos que existem.

Exercícios pós parto

Há a possibilidade da utilização das Cintas Modeladoras, que são indicadas a partir do primeiro banho, ou no caso das Cesáreas, quando a cicatriz estiver “ sequinha” . As Cintas oferecem uma sensação de proteção à mãe, diminuindo a chance de produzir movimentos bruscos que poderiam prejudicar a cicatrização. Há a possibilidade de se utilizar as fitas de silicone, que melhoram o aspecto da cicatriz.

3023-calca-culote-yoga-com-cintura-alta1

Converse com o seu médico sobre essas possibilidades, nunca escolha um tratamento sem consultá-lo.

Tags:, , , ,

Categorias: Gestante / Pós Parto

Autor:Fisioterapeuta Dra.Grace Izsak

Formada em fisioterapia pelo Centro Universitário São Camilo, 2002. Especialista em pré e pós operatório nas cirurgias plásticas. Site: http://gracefisio.blogspot.com.br/

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: