Como Manter uma Alimentação Saudável com a Correria do Dia a Dia.


Olá queridas, tudo bem?
Preparamos uma matéria hoje, especialmente para você  que não abre mão de se alimentar bem e de forma saudável, mesmo na correria do dia a dia.
O que parece ser complicado, mas não é, acredite!

Na correria do dia a dia, é possível manter a qualidade alimentar?

Sim. O que comemos é aquilo que compramos, então precisamos escolher alimentos melhores ao ir à feira ou ao supermercado, ou mesmo quando comemos fora de casa em lanchonete ou ao restaurante.

Comendo de maneira saudável na rua.

Se você optar por uma refeição mais rápida, como um lanche ou até mesmo um salgado, hoje  em dia, você encontra salgados e doces de forno ou integrais (que contêm fibras) muito saborosos e sucos de frutas disponíveis em diversas  lanchonetes como também  sanduíches sem frituras,  com salada que substituem os hambúrgueres de forma que o sanduíche fique muito gostoso e  muito mais saudável.

lanche Saudavel Natural Center Cintas

Agora, se você não é adepto aos lanches, também encontramos muitos restaurantes, Self-Service  com uma variedade de alimentos e se escolhermos bem o que colocar no prato, conseguimos uma refeição bem colorida, variada, saudável e deliciosa, e o melhor, com os nutrientes que precisamos diariamente.

prato Fracionado Saudavel Alimentacao Balanceada Center Cintas

Uma dica, é montar o prato da seguinte forma:

Vamos fracionar, metade do prato salada variada e colorida e na outra metade a carne, o arroz e o feijão.
Ou seja, o mesmo tempo que muitas vezes usamos para comer alimentos não tão saudáveis, podemos usar para fazer boas escolhas, comer bem e de forma saudável, balanceada e o  melhor, dentro do nosso corre-corre diário.

O ideal seria se todas as pessoas levassem a famosa “marmita”, de casa, com alimentos variados.

Vamos ver como seria a “marmita”,  ideal para quem não abre mão de uma alimentação balanceada.

–  1 salada (que pode conter: frutas, legumes e verduras);
–  1 carboidrato (cereal: arroz, pães, massas; raízes e tubérculos: mandioca, inhame, batata);
–  1 proteína (animal: leite e derivados, ovos, carnes; grãos: feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico e soja).

Prato Saudável Fracionado Balanceado

Não podemos esquecer de levar frutas de fácil transporte, como banana, maçã, pera, caqui, laranja, entre outras, para o lanchinho nos intervalos das refeições, pois não podemos nunca ficar sem se alimentar por mais de 3 horas.
Outro fator importantíssimo é beber água, precisamos ingerir de 2 a 3 litros de água por dia.

Frutas Lanche Saudavel

Qualidade dos Alimentos

A qualidade dos alimentos, também é importante por alguns aspectos:

– Os vegetais da época são sempre mais baratos e estão em um ponto de maturação que nos propicia maior quantidade de nutrientes em sua composição;

–  As proteínas, sejam de origem animal (carnes, aves, peixes, ovos, leite, queijos e iogurte) ou vegetal (feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico ou soja), são equivalentes entre si, podendo optar por somente uma delas para suprir a quantidade de proteína diária;

– Qualquer tipo de carboidrato (arroz, macarrão, batatas, cuscuz, etc.) poderá suprir a necessidade de energia; pode ser escolhido aquele com melhor preço.

Boas Trocas

– Arroz branco por arroz integral ou usar semente linhaça no meio do arroz branco

– Pão francês por pão de forma integral ou pão francês integral

– Usar sempre temperos caseiros e evitar os industrializados, porque eles têm muito sal e glutamato de sódio

– Preferir sucos naturais sem açúcar. Mas pode suco de caixinha ao invés de refrigerante. Se possível, preferir suco de caixinha de soja, pois ele é mais nutritivo

– A escolha pelo peixe é mais saudável, mas não podemos excluir a carne vermelha.

Bom pessoal, vimos que é possível sim, manter uma alimentação saudável, balanceada e deliciosa, mesmo com a correria do dia a dia.

Parece difícil mas é uma questão de se habituar e se programar para isso.
Uma alimentação balanceada, também nos mantém dispostos, e saudáveis em todos os sentidos para realizar as nossas inúmeras atividades diariamente.

Como já ouvimos dizer, em um antigo “bordão”:

SAÚDE É O QUE INTERESSA, O RESTO NÃO TEM PRESSA!  

   ( rsrsrsrsrs )

Beijos e Até Mais!

 

 

 

 

 

 

 

Categorias: Saúde

Autor:centercintas

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