Os Benefícios, Quando e Como Fazer o Auto Exame nas Mamas.


Olá, tudo bem?
Em nossa matéria hoje, vamos falar de um assunto sério que atinge nós mulheres e acreditem, os homens também, que é o Câncer de Mama.

O Que é o Câncer de Mama?

O câncer de mama ocorre quando as células deste órgão passam a se dividir e se reproduzir muito rápido e de forma desordenada.

A maioria dos cânceres de mama acomete as células dos ductos das mamas, podendo passar da primeira camada, invadindo os tecidos em volta. Os menos comuns são os Cânceres que  começam nos lóbulos da mama, porém,  geralmente ocorre nas duas mamas.

Fatores de Riscos para o Câncer de Mama.

Em Mulheres:

– Idade – O câncer de mama é mais comum em mulheres acima de 50 anos. Quanto maior a idade maior a chance de ter este câncer.

– Terapia de reposição hormonal –  Excesso de estrogênio e progesterona, hormônios usados para amenizar os sintomas da menopausa, aumentam o risco de Câncer de Mama.

– Anticoncepcional oral (pílula) tomado por muitos anos também pode aumentar este risco.

– Bebida alcoólica em excesso está associado a um discreto aumento de desenvolver câncer de mama.

– Mulheres obesas têm mais chance de desenvolver câncer de mama, principalmente quando este aumento de peso se dá após a menopausa ou após os 60 anos.

– Não ter filhos ou engravidar pela primeira vez tarde (após os 35 anos) é fator de risco para o câncer de mama.

– Menstruar muito cedo (com 11 anos, ou antes) ou parar de menstruar muito tarde expõe a mulher mais tempo aos hormônios femininos e por isso aumenta o risco deste câncer.

Em Homens:

– Idade – O câncer de mama atinge em sua maioria homens com mais de 60 anos. Isso não significa que homens mais novos não tenham que estar atentos.
– Homens com antecedentes de câncer de mama na família.

– Obesidade, causa aumento do hormônio feminino, por isso a influêcia é maior.

–  Histórico de câncer de testículos e próstata são mais propensos à doença nas mamas.

– A ginecomastia (excesso de tecido glandular mamário no homem), são vistos por especialistas como uma Pré Disposição à doença.

– Na maioria dos casos em homens, o que pode agravar, é o diagnóstico tardio, devido a essa falta de informação e os homens não dão atenção à essa parte do corpo, como as mulheres, e resistem em procurar um especialista, sendo atendidos por médicos que nem sempre atentam para a possibilidade de câncer de mama.

Prevenção do Câncer de Mama

– Seguir uma dieta saudável, rica em alimentos de origem vegetal com frutas, verduras e legumes e pobre em gordura animal pode diminuir o risco de ter este tipo de câncer.

– Exercícios físico normalmente diminui a quantidade de hormônio feminino circulante. Como este tipo de tumor está associado a esse hormônio, fazer exercícios regularmente diminui o risco de ter câncer de mama, principalmente em mulheres que fazem ou fizeram exercícios regular quando jovens.

– Amamentar, principalmente por um tempo longo, um ano ou mais somado todos os períodos de amamentação, pode diminuir o risco do câncer de mama.

– Realizar os exames de mamografia à partir de 35 anos periodicamente.

– O exame realizado pelo médico e a mamografia são os exames realizados para uma detecção precoce desse tipo de câncer.

Pode parecer “moda”  falar sobre a Prevenção do Câncer de Mama, mas não é e ainda bem que tem sido falado muito sobre o assunto em especial no mês de Outubro.

Simbolo Movimento Outubro Rosa

Pense Rosa, idealizado pela ONG – OrientaVida , surgiu do movimento Outubro Rosa, lançado há mais de dez anos na Califórnia. Hoje, em quase todos os países, são realizadas ações como caminhadas, palestras e eventos, e muitos dos principais monumentos do mundo, em Outubro são iluminados com a cor rosa.

Monumentos Iluminados Outubro Rosa

O mais importante do movimento,  é a ação para  conscientizar Mulheres e Homens, sobre  a extrema importância da Prevenção através do AUTO EXAME.

O Auto Exame é a maior prevenção, e aliado no Diagnóstico ainda no inicio da doença e das consequencias de um diagnóstico tardio.
O AUTO EXAME é muito simples,  e requer  apenas alguns minutos.

Quando e Como Devemos Fazer o Auto Exame

Mulheres que menstruam, devem fazer o  Auto Exame, de três a cinco dias após a menstruação e as que não menstruam, devem escolher um dia fixo, para fazer o auto Exame mensalmente.

Veja a figura  explicativa, abaixo:

Auto Exame De Mamas Mulher Como Fazer Center Cintas

Os Homens também devem escolher um dia fixo para fazer o Auto Exame, mensalmente.

Veja a Ilustração:

Cancer De Mama Homem Auto Exame

  Homem ou mulher, se encontrar algum caroço ou observar qualquer alteração na mama,  seja no formato, na simetria das duas mamas, vermelhidão procure um Mastologista imediatamente.

Cancer Mama Aspecto Alterçao Diagnosticar

Cuidem – se, amem – se, um corpo saudável, equilíbrio emocional, um psicológico estruturado, depende muito de nós mesmos, dos nossos hábitos, da  nossa rotina.

Faça o bem para você mesmo mantendo  bons hábitos, não só na alimentação , mas em tudo.
Bons hábitos familiar, bons hábitos para dormir, bons hábitos no convívio com o próximo.

Cuide – se, sorria, dance, abrace, beije, ame e se deixe amar enfim, Seja Feliz!!!

Mulher Feliz Felicidade Vida Saudavel

Compartilhe com seus amigos essa matéria,  esse espaço também é seu.

Deixe seu comentário, sua opinião ou até mesmo, compartilhe conosco  suas ideias, suas experiências, são sempre muito Bem Vindas!

Beijos e Até Mais!

Categorias: Saúde

Autor:centercintas

Blog Center Cintas, aqui você encontra informações, notícias, dicas de saúde e cuidados estéticos e uso das Cintas Modeladoras Yoga. Matérias inéditas e detalhadas que você vai curtir e compartilhar com seus amigos.

Assinar

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: